«O Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, criticou hoje os serviços da Segurança Social, considerando que “o excesso de burocracia chega a tirar a vontade de trabalhar aos centros paroquiais”.»
«(...)questionado pelos jornalistas sobre a situação que lhe é transmitida pelas paróquias no que toca a problemas sociais, D. Jorge Ortiga disse que a Igreja tem uma rede de centros paroquiais, com actividade social, com grande proximidade com os cidadãos, o que lhe permite conhecer bem a realidade. “O que me dizem é que pode haver um aumento da exclusão social”, afirmou o Arcebispo, também Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, sustentando que os voluntários da Igreja fazem um trabalho silencioso e nem sempre conhecido de ajuda às famílias, quer distribuindo bens quer no apoio domiciliário.»
«O Arcebispo lembrou que numa recente visita a uma paróquia lhe foi dito que a imigração para Espanha estancou, com o consequente problema de desemprego para os mais jovens. “À Segunda-feira saíam dois autocarros com trabalhadores para Espanha e agora não sai nenhum”, disseram-lhe.»
Ver: Agência Ecclesia
Arquidiocese de Braga
Departamento Arquidiocesano de Catequese
Secretariado Arquidiocesano de Pastoral Litúrgica
Igreja
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura
Arciprestado de Vieira do Minho